Há muitas vantagens em abrir uma clínica médica. Pode ser mais lucrativo a longo prazo e mais livre de estresse – você escolhe sua carga de trabalho e os tipos de tratamento que oferece. O maior obstáculo enfrentado ao entrar nesse tipo de empreendimento é o custo inicial de sua instalação. Embora você faça um retorno substancial no futuro, é importante fazer um orçamento eficaz ao considerar a possibilidade de iniciar uma clínica. Muitos médicos fazem uma parceria para dividir os custos e lidar com os negócios, por exemplo. Confira o passo a passo que separamos para que você saiba como abrir uma clínica médica.
Você não iria a um terreno vazio e apenas começaria a colocar os tijolos se quisesse construir uma casa, certo? Iniciar um negócio sem um plano é arriscado. Mas, na realidade, o plano de negócios de qualquer empresa mudará com o tempo à medida que a empresa se desenvolver, sendo possível até mais que um plano de negócios de acordo com as mudanças nos objetivos. Escrever um plano de negócios é a melhor maneira de testar se uma ideia para iniciar um empreendimento é viável. Ele é a sua rede de segurança, podendo ser útil para economizar tempo e dinheiro.
A escolha do local sempre foi um elemento importante na criação de um negócio. Seu sucesso como empresa depende de quão bem você está posicionado para ser encontrado. Isso inclui vários fatores: desde o local e preço do seu produto ou serviço, até a mensagem usada para promover os negócios, online e offline. Assim, sendo, se o endereço da sua empresa estiver longe do seu público-alvo, especialmente se seu negócio for offline, os clientes em potencial poderão achar difícil localizá-lo. Por outro lado, se você tiver um local bem localizado, perto do seu público, é provável que as perspectivas sejam mais inclinadas à conversão.
Coloque no papel todos itens necessários para abrir sua clínica médica, desde os itens básicos até equipamentos, mobiliário, e insumos. Não obstante, contabilize a contratação de pessoal e levantamento de documentos obrigatórios para a abertura do consultório. Além disso, procure dar prioridade aos itens que são imprescindíveis para o cotidiano. E não esqueça de questões de infraestrutura como água, luz, telefone e internet.
Para abrir uma clínica médica com sucesso, dentro de todos os conformes e obrigações da lei é necessário:
A contratação de uma empresa de contabilidade especializada em clínicas médicas é fundamental. Acima de tudo, porque são muitas particularidades deste segmento. Deixar passar um pequeno detalhe pode resultar em prejuízos, multas e atraso em todo o planejamento. Um contador especializado em clínica médica pode orientar também nas questões tributárias, uma vez que é possível, por exemplo, abrir uma sociedade simples, cujo valor do ISS pode ser bem baixo. Porém isso só pode acontecer se o sócio também for um médico. Caso contrário, a empresa a ser aberta deverá ser uma sociedade LTDA.
Precisa desse tipo de orientação para abrir sua clínica médica? Entre em contato conosco.