A Receita Federal deve confirmar nesta semana o dia de abertura de consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020. Embora o prazo de entrega da declaração tenha sido esticado do final de abril para 30 de junho, em razão da pandemia do coronavírus, a informação da Receita é que o calendário de restituições permanece.
Com isso, o primeiro lote será pago dia 29 de maio diretamente na conta informada pelos contribuintes no momento da declaração. A consulta deverá ocorrer dias antes, mas a data ainda não foi confirmada.
Também está mantida, segundo a Receita, a redução de sete para cinco lotes nas restituições deste ano. Os depósitos mensais ocorrerão até 30 de setembro. Algumas categorias de contribuintes têm prioridade legal no recebimento da restituição e devem ser os contemplados neste primeiro lote: aqueles com 60 anos ou mais, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, os portadores de deficiência física ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento, o que impede o pagamento da restituição. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a regularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Confira o cronograma dos lotes de restituição
1º lote – Pagamento em 29/05/2020
2º lote – Pagamento em 30/06/2020
3º lote – Pagamento em 31/07/2020
4º lote – Pagamento em 28/08/2020
5º lote – Pagamento em 30/09/2020