INPI é a sigla de Instituto Nacional da Propriedade Industrial, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, que tem como missão estimular a inovação em prol do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, protegendo efetivamente a propriedade industrial.
Ao abrir seu próprio negócio, o empreendedor precisa pensar em uma série de coisas: escolha do ponto, escolha do nome, criação da logomarca, definição do ticket médio dos produtos e muitas outras ações. Mas há uma etapa que talvez muitos empresários não conhecem: fazer o registro da marca para garantir a segurança do negócio.
É o registro de marca que formaliza a proteção do negócio e propriedade sobre uma determinada marca (nome e símbolo) e está de acordo com a lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial). O pedido deste registro deve ser protocolado junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Ou seja, só é o dono da marca quem tem o registro dela. Então, não basta apenas ter um domínio (endereço) na internet, logomarca ou perfil nas redes sociais - é preciso ter o certificado emitido pelo INPI.
Criado em 1970, a autarquia federal tem como responsabilidade principal garantir os direitos sobre a propriedade intelectual para a indústria.
FONTE: https://www.consolidesuamarca.com.br/
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