O mundo passa por um momento que vai certamente deixar resquícios imensuráveis na sociedade e em todas as empresas. Desde as pequenas organizações até os grandes grupos multinacionais sentirão os impactos financeiros e econômicos da crise gerada pela pandemia, causada pelo covid 19.
Faturamentos, empregos, investimentos, receitas, custos e despesas se alteram a todo instante demolindo planejamentos, perspectivas e previsões.
Em nosso país, aliado a todos estes problemas causados pela pandemia, ainda vivenciamos uma crise política envolvendo as instituições e os poderes constituídos.
A todo momento somos bombardeados com notícias alarmantes que nos levam a indagações sobre o futuro político, colocando em risco até mesmo a nossa democracia. E isso, também afeta as nossas empresas e a nossa balança comercial,
O contador, assim como em todos os momentos mais representativos da história mundial tem agora e terá nos pós pandemia atuação relevante e significativa em todo o processo de recuperação econômica.
Ressaltando ainda a importância da contabilidade, cito o Consultor Marcelo Voigt em sua participação na webinar “Coronavírus: Qual o Papel dos Escritórios Contábeis na Crise? ”, postada em 23/03/2020 no canal do Portal Contábil na internet: ” A contabilidade é a base da democracia. Então você não tem país democrático sem contabilidade. Não existe sistema financeiro sem contabilidade e numa situação de crise, ela é muito mais importante”.
Dentro deste contexto a atuação do contador será imprescindível e deverá ser reconhecida por todo a classe pública e empresarial. Os contadores deverão estar devidamente capacitados e preparados para participarem intensamente deste processo de retomada econômica/financeira.
A eles caberá atender ao chamado da sociedade, atuando de forma eficaz e eficiente, marcando assim, mais uma vez, a sua representatividade diante do desenvolvimento social.
Sergio Cortes
Professor Universitário Pós-graduado em Contabilidade e Controladoria