Erros contábeis que você deve evitar

Home / Blog / Erros contábeis que você deve evitar
Erros contábeis que você deve evitar

5 erros contábeis que você deve evitar

 1. Não emitir Notas Fiscais 

Nota fiscal é regra. Emitir incorretamente, negar ou não emitir é ilegal. É através das notas fiscais que o fisco se atualiza sobre as movimentações financeiras das empresas, sendo um documento obrigatório na gestão contábil. 

Um dos principais erros contábeis é deixar de emiti-las, afinal, sem reter impostos, a empresa do seu cliente estará atuando na ilegalidade, com documentos ilegítimos e considerados como “adulterados”,  podendo resultar em muitas implicações punitivas perante a lei.

2. Falhar com os impostos

 

O regime tributário no Brasil é complexo e rigoroso. Comer erros ou deixar de efetuar o pagamento de impostos ou taxas pode gerar multas, bloqueios e procedimentos vistos como ilegais para o fisco. 

É importante que o contador se organize, faça uma dupla conferências e trabalhe sempre de forma antecipada para evitar esse tipo de falha. 

 

3. Errar ou esquecer do Planejamento Tributário

O planejamento tributário é uma ferramenta importante para auxiliar o contador a criar condições e estabelecer prazos ideais para o pagamento de  tributos dentro da legalidade. 

Esquecer de instruir seus clientes sobre esse planejamento, ou cometer falhas em sua realização acarretará no pagamento de mais taxas do que o necessário, além de infringir as exigências tributárias legais. 

4. Cometer erros nos cálculos 

Erros no fluxo de caixa ou no  livro contábil podem acarretar em grandes problemas financeiros. É preciso realizar essas tarefas com atenção e uma inspeção rigorosa de todos os valores lançados. 

Falhas comuns como erros de digitação ou desatenção na hora de conferir os números podem acontecer, resultando em prejuízos onerosos para a empresa. 

5. Não separar as contas “pessoais” das “empresariais”

Pode parecer exagero, mas misturar as contas pessoais das empresariais é um dos principais erros contábeis cometidos.

Além do histórico financeiro ficar completamente inviável e desorganizado, é possível que um ou outro entre no vermelho e que as contas não sejam sanadas no final do mês. 

É recomendável separar as contas jurídicas das contas pessoais e não fazer retiradas do caixa das empresas para fins pessoais. Isso vai evitar prejuízos financeiros e manter a saúde contábil da organização. 

FONTE: https://www.jornalcontabil.com.br/