Terceirizar a contabilidade na pequena empresa é um bom negócio?

Home / Blog / Terceirizar a contabilidade na pequena empresa é um bom negócio?
Terceirizar a contabilidade na pequena empresa é um bom negócio?

 

A importância de um contador é fundamental na organização e desenvolvimento financeiro, fiscal e tributário de qualquer negócio

O excesso de tarefas burocráticas, as constantes mudanças de regras e os gastos elevados com profissionais são os principais fatores para que as pequenas empresas optem pela terceirização dos serviços de contabilidade. Mas será que isso pode ser vantajoso para a sua empresa?

Preparamos algumas dicas para ajudar você a entender melhor o que é a terceirização contábil, suas vantagens e desvantagens.

O que é a terceirização contábil?

Terceirização contábil nada mais é que a contratação de um escritório de contabilidade ou de um contador autônomo como prestador de serviços para a sua empresa. Entre as partes (empresa e contador) são definidas as tarefas a serem executadas de acordo com o pagamento de honorários mensais.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a terceirização contábil é o formato mais comum de contratação de contadores no País.

Entre os mais de 6.000 empreendedores de pequeno porte e microempresários entrevistados, 72% utilizam serviços de empresa de contabilidade, enquanto 28% recorrem a contadores autônomos.

Vantagens X desvantagens

Vamos agora analisar cada um dos fatores para compreender se contratar um profissional terceirizado ou uma empresa especializada é a melhor opção para a sua empresa. Confira:

Vantagens

  • Foco na atividade-fim da empresa:terceirizar a contabilidade é uma forma de não dispensar o tempo com rotinas que não possuem relação direta com as suas tarefas e manter atenção exclusiva ao core business da empresa. Dessa forma, os ganhos com produtividade podem ser mais consideráveis;
  • Economia:a empresa que opta pela terceirização contábil certamente terá uma redução de custos. Isso acontece justamente por não precisar manter a estrutura, salários e encargos trabalhistas de um setor inteiro ou um profissional específico para administrar a contabilidade da sua empresa;
  • Serviço especializado:a legislação contábil se altera com frequência e isso requer não somente profissionais preparados, mas também atualizados. Com uma equipe terceirizada, a sua empresa se recicla constantemente e sem custos extras de treinamentos, pois isso é função da empresa especializada;
  • Maior controle de prazos:a terceirização contábil é sua aliada na gestão das datas de pagamentos. Com um fluxo de caixa bem feito, é muito mais fácil controlar os valores disponíveis ao longo do tempo.

Desvantagem

  • Sua empresa não é exclusiva:ao terceirizar a contabilidade da sua empresa, você deve saber que não terá um contador o tempo todo à sua disposição. Por isso, torna-se necessário solicitar serviços e dados com um pouco de antecedência.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da terceirização contábil, fica mais fácil entender o que ela pode fazer por você e pela sua empresa. Com um orçamento mais enxuto e pela menor complexidade de processos, é possível considerar essa estratégia para aperfeiçoar o seu negócio e ter mais tempo para se dedicar aquilo que realmente é importante.

Fonte: https://www.metlife.com.br/