Como a contabilidade pode fazer a diferença na Black Friday

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Como a contabilidade pode fazer a diferença na Black Friday

O final do ano é o período onde o comércio brasileiro mais se aquece pelas festividades como natal, réveillon e o início da alta temporada do turismo, onde muita gente aproveita para curtir as férias e testar os limites do cartão de crédito, não é mesmo? E uma das principais datas comerciais nessa época é a Black Friday. Com importância que a data vem ganhando no calendário comercial, é primordial que o contador seja a diferença na Black Friday de seus clientes. Para isso, é preciso estreitar mais ainda a relação com o cliente e passar a ser o aliado estratégico mais importante do empresário.

Mais do que ser esse aliado, um bom contador pode encontrar meios de como ajudar os clientes na Black Friday. Mas como não deixar o cliente se perder em meio a tantos detalhes de uma operação desse tamanho? Aqui vão algumas ideias de como preparar e orientar seus clientes. Mas antes, vale explicar que Black Friday é o nome dado ao dia seguinte ao feriado de Ações de Graças nos Estados Unidos (celebrado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro), e que marca o início da temporada das vendas de Natal.

Como o contador pode contribuir durante a Black Friday?

Revisão de cadastro – Planejamento é a principal questão. Um bom contador deve auxiliar os comerciantes a se prepararem para o grande volume de vendas. Para isso, é possível realizar uma apuração fiscal no estoque do cliente de maneira preventiva. Como geralmente é feita uma compra em maior volume para dar conta das vendas dessa data, é preciso fazer uma revisão de cadastro tributário para saber se a tributação de cada item está de acordo com a legislação. Isso evita que o cliente emita uma nota fiscal com valores incorretos, acarretando o pagamento a maior de impostos.

Estoque – Nesse quesito é necessário orientar sobre diferença de compra e venda, principalmente para as empresas do Lucro Real. Para quem está cadastrado sob esse regime tributário, é importante saber que fazer um estoque físico muito alto apenas visando a Black Friday pode causar uma diferença considerável no pagamento de impostos, sobretudo se esse pagamento for trimestral. O que acontece é que, por exemplo, uma empresa que aumente seu estoque de produtos em um determinado mês (ou seja, muita entrada), mas no mês seguinte compra menos – já que o estoque ainda está alto, e vende bastante nesse mês seguinte (muita saída), irá pagar mais imposto porque obteve um lucro maior. Daí cabe ao contador orientar como manter um estoque sem que isso cause perdas financeiras, o que permitirá ao empresário comprar a quantidade correta de itens, evitando desperdícios ou a falta de estoque com uma compra consciente e planejada.

Precificação dos produtos – O contador pode ajudar a determinar qual o desconto máximo que pode ser aplicado a um determinado item sem que isso prejudique o faturamento do empreendimento. Algumas lojas acabam colocando preço de custo em alguns itens que servem como chamariz para outros produtos. Dessa maneira, é preciso que essa precificação seja bem elaborada e embasada. Ter uma contabilidade parceira e capacitada nessa hora é fundamental.

Emissão de notas fiscais – Com o aumento das vendas, é necessário redobrar a atenção com a emissão das notas (e também das DANFEs) e, sobretudo, com a tributação dos itens, já que as alíquotas são diferentes para cada tipo de produto (roupas, brinquedos, eletrônicos etc.). Por essa razão, é muito melhor reunir todas as informações em um software de gestão financeira a fim de minimizar esse tipo de problemas. Um contador experiente sabe como relacionar e arquivar notas fiscais eletrônicas, dando o suporte necessário para que todos esses aspectos burocráticos sejam executados da melhor forma possível.

Conciliação de cartão – Nesse momento é preciso uma maior atenção quanto às vendas por cartão – e as efetuadas via internet. Com o aumento do fluxo de vendas também aumentam os casos de chargebacks, cancelamento de compras e estornos que podem ser fraudulentos, o que causam um impacto considerável na operação dos estabelecimentos que não estiverem preparados. Um contador experiente pode indicar uma ferramenta de gestão que permite ao comerciante ter controle de todo o fluxo de vendas, antever os possíveis problemas com chargebacks e cancelamentos e verificar se as adquirentes estão repassando corretamente os valores das vendas, além de saber quando ele irá poder contar com os recebíveis das operações financeiras feitas com cartão.

Mas esse apoio é tão importante assim?

Sim, é indispensável! O comerciante precisa se sentir respaldado para ter a confiança na operação de venda, sabendo exatamente o quanto ele vai pagar de impostos sobre o que ele vendeu. Uma operação como essa, em uma data especial de grande volume de vendas como a Black Friday, só pode ser feita com um planejamento bem executado para não interferir no fluxo de caixa de uma organização e para manter o compliance fiscal, evitando que se pague impostos a mais por detalhes não previstos ou por erros na execução do plano de vendas.

Já que o Fisco não faz distinção entre fraude e falhas, o contador precisa, mais do que nunca, estar lado a lado com o cliente. Sendo assim, é preciso recomendar ações básicas aos cliente, como o download e arquivamento de todos os XMLs emitidos, registrar corretamente os itens nas NF-e de saída, realizar a Manifestação do Destinatário das notas e redobrar a atenção no cadastro de códigos dos itens que serão colocados à venda.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/