5 exemplos de indicadores financeiros e como usar em sua empresa

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5 exemplos de indicadores financeiros e como usar em sua empresa

Conhecer os principais índices financeiros é fundamental para quem quer avaliar a saúde financeira de seu negócio.

Não basta estimular estratégias focadas no desempenho e cultivar as diretrizes, boas práticas e ferramentas que a equipe precisa para conquistar as metas e objetivos.

É importante fazer um diagnóstico empresarial preciso do empreendimento através de métodos de aferição.
São ele que vão indicar se o desempenho está abaixo do esperado. Assim, será possível que se façam mudanças de rota, ou saber se tudo está ocorrendo conforme planejado.

Existem inúmeros exemplos de indicadores financeiros proporcionados pela doutrina econômica e administrativa. Eles podem dar uma visão macro da saúde da empresa e, assim, o gestor pode escolher aqueles que mais lhe agradam.

Por isso, selecionamos cinco dos mais relevantes exemplo de indicadores de desempenho de performance financeira para você aplicar em seu negócio.

1. Rentabilidade
Esta referência demonstra o potencial de ganho da empresa. Isto é, indica o retorno do capital investido pela organização. Por isso, figura como um dos mais relevantes indicadores de gestão financeira para qualquer tipo de negócio.
A fórmula que mede a rentabilidade é uma relação entre o resultado líquido e o total dos ativos. Isso se expressa na divisão da margem de lucro obtida pela empresa e o investimento realizado durante um período.
Quando a rentabilidade for abaixo do esperado pela cúpula administrativa da empresa, deve-se pensar em novas estratégias para atrair clientes e conquistar mais mercado.

2. Lucratividade sobre as vendas
Este é um dos mais usados exemplos de indicadores financeiros.
Consiste em um percentual que caracteriza a eficiência operacional da empresa. Sua fórmula pode ser expressa como o resultado líquido dividido pela receita total.
A receita mencionada diz respeito ao resultado total do negócio em um dado período, que pode ser o montante de vendas, o conjunto de serviços ou a junção de ambos.
Assim, se a lucratividade da empresa for de 10%, quer dizer que o negócio tem, por exemplo, R$ 10,00 de ganho líquido a cada R$ 100,00 obtidos com o trabalho que desenvolve.

3. Ticket médio
Pode-se chegar ao valor do ticket médio por dois vieses: através do número de vendas ou do número de clientes.
A fórmula considera o valor total de vendas (faturamento) que se teve em certo período, dividindo-se pelo número de vendas ou de clientes no mesmo período.
Tal informação sugere o índice de eficiência de sua empresa, porque demonstra se as ações de marketing estão dando retorno naquele momento.
Mostra também, se houver a aplicação deste índice a cada vendedor, quais são as técnicas de relacionamento com o cliente que vêm dando mais certo.
Por isso, será possível ver quais os vendedores que são mais capacitados e renovar o treinamento de sua equipe, a fim de aumentar o ticket médio.

4. Ponto de Equilíbrio
Diz respeito ao momento singular e muito aguardado quando as vendas ficam igualadas com os custos e despesas totais do negócio. Assim, não há lucro, mas também não existe prejuízo.
A equação simples traduz-se em colocar o valor somado de vendas de um lado, de modo a cobrir todos os custos e despesas (vendas = custos + despesas totais).
Nesse sentido, espera-se que, a partir deste momento de estabilização, o negócio passe a dar lucro.

5. Margem de contribuição
O último de nossos exemplos de indicadores financeiros é a margem de contribuição,
Este indicador de desempenho financeiro equivale à diferença entre o lucro bruto obtido pela empresa com uma mercadoria ou serviço e o gasto variável unitário (que é a soma do custo variável unitário e as despesas variáveis).
A margem de contribuição permite reconhecer a participação de cada grupo de produtos para que a empresa cubra todos os seus custos e despesas fixas. Ou seja, sem ultrapassar o faturamento da empresa
Os indicadores de performance financeira são importantes para as empresas porque oferecem dados de alto significado. Assim é possível saber como a empresa vem se comportando e também auxiliar os gestores com subsídios para tomar decisões de forma mais embasada.
Desse modo, indicam onde seria mais interessante fazer um investimento, ou se valeria a pena correr menos riscos tomando um empréstimo.