Entenda o poder da contabilidade para pequenas e médias empresas - Ventura
Saiba que os serviços da contabilidade são fundamentais não só quando se trata da folha de pagamento dos funcionários, confecção de balancetes ou guias para recolhimento de impostos: eles também são fundamentais para a gestão estratégica do empreendimento por meio da análise de números.
Será que você enxerga o profissional da contabilidade como um parceiro que pode gerar muito valor para a sua empresa? Ou, para você, a contabilidade para pequenas e médias empresas é só mais um processo entre tantos outros?
16814
post-template-default,single,single-post,postid-16814,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Entenda o poder da contabilidade para pequenas e médias empresas

Entenda o poder da contabilidade para pequenas e médias empresas

Será que você enxerga o profissional da contabilidade como um parceiro que pode gerar muito valor para a sua empresa? Ou, para você, a contabilidade para pequenas e médias empresas é só mais um processo entre tantos outros?

Saiba que os serviços da contabilidade são fundamentais não só quando se trata da folha de pagamento dos funcionários, confecção de balancetes ou guias para recolhimento de impostos: eles também são fundamentais para a gestão estratégica do empreendimento por meio da análise de números.

Neste post, entenda o poder da contabilidade para pequenas e médias empresas e veja como contadores podem ser parceiros do seu negócio!

 

O papel da contabilidade e sua importância

Um escritório contábil exerce diferentes papéis e tem sua importância fundamentada em diferentes fatores:

  • manter a situação das empresas regular, segundo a legislação vigente;
  • auxiliar na arrecadação de impostos;
  • reduzir burocracias, na medida do possível;
  • ajudar no processo de formalização (com licenças, alvarás e contratos);
  • organizar os números do negócio para avaliação de resultados e representação fidedigna da situação patrimonial;
  • servir como auxílio em questões estratégicas, como o planejamento tributário.

Ah, e não vamos esquecer o poder da contabilidade para pequenas e médias empresas quando se trata de elaborar documentos importantes para o sucesso de qualquer empreendimento, como o Plano de Negócios!

E com a transformação digital, o dia a dia de empresários e contadores ficou ainda mais fácil, pois agora existe a oportunidade de melhorar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade com sistemas de integração contábil.

O poder da contabilidade para PME

contabilidade para PMEs não faz parte apenas de uma obrigação que os empresários devem cumprir: ela também faz parte de práticas de gestão estratégicas para comparar os números de diferentes períodos, analisar resultados e criar soluções a curto, médio ou longo prazo para fazer a empresa crescer.

A seguir, veremos com mais detalhes as vantagens que os serviços de contadores acarretam para o seu negócio.

1. Conhecimento da Legislação brasileira

Legislação trabalhista, legislação tributária, legislação contábil… É, a maioria dos empresários conhece pouco sobre direitos trabalhistas ou obrigações empresariais, por exemplo. Outros não conhecem absolutamente nada e dependem exclusivamente dos contadores para atuarem conforme o que está previsto na legislação.

Sem dúvidas, essa é uma das maiores vantagens que um escritório contábil oferece às PMEs, já que sem esse auxílio os empreendedores não conseguiriam sequer abrir a empresa e, após a abertura, provavelmente estariam sujeitos a inúmeras multas pelo não cumprimento de obrigações.

Então, vale ressaltar: os contadores lidam com termos técnicos e atualizações constantes, auxiliando os empresários a se manterem em dia com as exigências legais.

2. Planejamento tributário

Não é novidade que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Por esse e por outros motivos, o planejamento tributário é muito importante para que a carga tributária da empresa seja condizente com o faturamento. Caso contrário, o negócio pode sofrer com sérias dificuldades financeiras e arcar com tributos desnecessários.

Muitos empresários contam só com os serviços básicos e obrigatórios da contabilidade, e deixam de procurar serviços contábeis especializados achando que estão economizando. A longo prazo, entretanto, essa economia pode se transformar em prejuízos.

3. Consultoria contábil

Mais um fator que demonstra o poder da contabilidade para pequenas e médias empresas. Neste caso, a consultoria contábil serve como assistência aos clientes por meio de análises e aconselhamentos diversos.

Além do planejamento tributário, visto no tópico anterior, serviços de consultoria podem ser usados para auxiliar a gestão financeira com simples orientações (como reduzir custos, por exemplo) ou até mesmo com análises mais aprofundadas de fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber e conciliação bancária.

Muitos gestores de PMEs não entendem sobre esses assuntos e, além disso, já estão sobrecarregados com os demais processos da empresa.

Um contador consultor, portanto, pode esclarecer muitas dessas questões para que a situação atual seja entendida e ainda pode ajudar os gestores na definição de metas e nas projeções financeiras.

Por fim, vale lembrar a utilidade de sistemas para contadores que, automatizados, somam a essa parceria entre gestores e proprietários de PMEs.

 

Nossa proposta é oferecer serviços contábeis e de gestão financeira.