Como a gestão contábil atua dentro das empresas? - Ventura
16848
post-template-default,single,single-post,postid-16848,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-16.7,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-5.5.2,vc_responsive

Como a gestão contábil atua dentro das empresas?

Como a gestão contábil atua dentro das empresas?

Antes de pensar nas formas de atuação da gestão contábil dentro de uma empresa, precisamos destacar sua principal função: contribuir diretamente para uma gestão global eficiente, focada no sucesso do empreendimento.

Com ferramentas da Contabilidade, os profissionais que realizam essa gestão juntam dados contábeis, financeiros e de patrimônio para avaliar a saúde empresarial. A partir de sua interpretação, criam materiais e relatórios gerenciais que podem contribuir para a tomada de decisões. Isso, claro, se os contadores atuarem como cientistas da riqueza.

Agora sim é possível dizer como a gestão contábil atua dentro das empresas. As frentes são muitas, mas podemos destacar inicialmente o cumprimento da legislação.

A área contábil deve manter a organização atuando conforme as normas postas naquele território. Para cada segmento econômico existem leis específicas que devem ser obedecidas e que abordam as finanças. O contador é o profissional certeiro para lidar com a conformidade legal.

E se estamos falando de conformidade legal, estamos falando de toda a burocracia contábil que as leis envolvem. Pagamento de tributos, cumprimento de obrigações acessórias e gestão das questões trabalhistas e previdenciárias são funções primordiais que a gestão contábil realiza.

No entanto, apesar de essa ser a atividade que o mercado mais conhece na gestão contábil, a maneira mais relevante é ajudar o empresário a controlar as finanças da empresa e a tomar decisões mais fundamentadas. É atuar diretamente em todo o planejamento.

A empresa está passando por dificuldades financeiras em decorrência da crise? O contador deve avaliar o contexto atual e as possibilidades futuras para saber se pegar uma linha de crédito neste momento é uma boa opção.

Por outro lado, a empresa pode ter crescido em valor no mercado diante da crise por ser um serviço essencial. Neste caso, a gestão contábil avaliará a rentabilidade para concluir se é um bom momento de expandir as atividades e investir mais.

 

FONTE: https://blog.nucont.com

Nossa proposta é oferecer serviços contábeis e de gestão financeira.